Timão Mania

Eu comecei uma pesquisa para escrever este post e logo percebi que um dia não seria suficiente para desvendar a Timemania e todos os aspectos que abrange, principalmente no que diz respeito ao Sport Club Corinthians Paulista. Não pretendo esgotar o assunto aqui, e sei que omiti MUITOS detalhes do assunto. Quero, apenas, tentar entender o que está havendo. Comecemos, então, pelo básico.

A IDÉIA

Os clubes não pagam as dívidas fiscais porque não são executados. Em outras palavras, político nenhum tem coragem de cobrar os clubes e encarar as consequências que tal ato pode trazer. Assim, os valores crescem e, a cada milhãozinho de real, fica mais difícil viabilizar o pagamento das quantias.

As dívidas de Flamengo e Botafogo, por exemplo, eram, respectivamente, de R$180 milhões e R$160 milhões. SPFC, 43,2 milhões. Corinthians, 30 milhões. Palmeiras, 27 milhões.

Para tentar solucionar o problema, criaram a tal da Timemania, que é uma loteria oficial, organizada pelo governo, com o objetivo de arrecadar dinheiro, através da exploração da marca de cada clube. Ou seja, os times cedem a sua marca (símbolo, nome…) para o governo vender os bilhetes da loteria. Quem compra, escolhe o seu “time do coração”, para quem vai uma porcentagem do preço pago, conforme estabelecido em Lei*.

A dívida monstra é, então, parcelada em 240 vezes, o que corresponde a vinte anos. Os torcedores que escolhem o Corinthians na cartela, ajudam o clube a pagar a sua dívida. Caso o valor não alcance o correspondente à parcela, o clube deve desembolsar a quantia*. Caso o valor supere, o excedente serve para abater do saldo total devedor.

OS CLUBES E A TIMEMANIA

O motivo que leva os clubes a participarem da Timemania é a certidão negativa de débito**. Ou seja, caso o clube comprometa-se com o programa, o governo emite uma certidão afirmando que o clube não tem dívidas com ele. Tal declaração é essencial para que possam pleitear financiamentos públicos, como benefícios oferecidos pela Lei de Incentivo ao Esporte. Aparentemente, o Corinthians não conseguiu esta certidão ainda.

Por outro lado, devem fazer uma confissão da dívida, o que quer dizer que abrem mão de todos os processos nos quais questionavam o valor a ser pago. Além disso, comprometem-se a pagar algo que, na prática, não seria pago tão cedo, caso não houvesse a Timemania.

O CORINTHIANS E A TIMEMANIA

Descobri (aqui) que as discussões sobre a implementação da Timemania aconteceram em um momento complicado da história do nosso Coringão e o senhor dualib não contava com nenhum especialista naquela época. A questão toda é bem complicada lá dentro. Sei que tivemos problemas com a falta de registro de atas, o que impedia que o Corinthians pudesse ter acesso ao dinheiro.

Hoje, sei que perdemos, assim como outros clubes, o prazo para pedido de parcelamento da dívida. Apesar de estar inscrito na Timemania, o Corinthians não está regulamentado e não apresentou documentos necessários para a certidão acima mencionada. Dependemos, então, de autorização da Receita Federal, ou de medida provisória que reabra a oportunidade de apresentá-los.

TIMÃOMANIA

A minha dúvida principal é: vale a pena investir na divulgação desse programa junto ao torcedor? Há de se considerar que o projeto passa por uma reformulação, para que supere os erros e dificuldades encontrados em 2008.

________________________

* Faltam detalhes

** Não tenho certeza

Pretendo rever este texto e reescrevê-lo.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s